O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

quarta-feira, agosto 24, 2011

Questionário para avaliação do PIBID-CELVF


Intervenção Didática – Momento Pedagógico

O caminho do PIBID trilha na perspectiva de atingir objetivos diversificados nos processo de aprendizagem. Ajude-nos, através das suas respostas, referentes às perguntas enumeradas nos labirintos, descobrir as suas opiniões em relação ao PIBID.

Observação: Trilhe três caminhos deferentes para chegar às saídas, sendo necessário para tanto responder todas as questões.
Considere as imagens:  (1º caminho), (2º caminho), (3º caminho), e (4º caminho)


Questionamentos:


1-      * O PIBID de uma forma geral tem contribuído na sua aprendizagem escolar?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-      *Em uma relação de grupo, o que você considera importante?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-      Os conteúdos trabalhados nos subprojetos que você participa são interessantes e relevantes para você?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-      *Como você mantém sua relação com os/as componentes dos subprojetos que participa?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-      *Quais são os pontos negativos do PIBID para você?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

6-      *Quais são os pontos positivos do PIBID para você?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

7-      * Qual é a contribuição do Subprojeto de Biologia para seu processo de aprendizagem escolar e humano?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

8-      Qual é a contribuição do Subprojeto de Letras para seu processo de aprendizagem escolar e humano?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

9-      *Qual é a contribuição do Subprojeto de Matemática para seu processo de aprendizagem escolar e humano?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

10-  *Tem alguma sugestão para as intervenções didáticas dos subprojetos?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

quarta-feira, agosto 17, 2011

Planejamento e replanejamento - Pedagogia / CELVF


Reunião extraordinária – 16/08/11

Subprojeto de Pedagogia – CELVF

Participantes: Fabrícia, Adriana, Larissa, Janilda, Manoela e Pró Tânia.

Reunimo-nos para planejar e replanejar as nossas ações para esse início do segundo semestre de 2011. As decisões foram:

1.    Participar dos planejamentos das Intervenções Didáticas (Biologia, Letras e Matemática) semanalmente.
·         Biologia (Fabrícia e Manoela)
·         Letras (Adriana)
·         Matemática (Janilda e Larissa)

2.    Participar das Intervenções Didáticas mensalmente, ou seja, somente uma vez no mês (de Biologia, Letras e Matemática).
·         Biologia (Fabrícia e Manoela)
·         Letras (Adriana)
·         Matemática (Janilda e Larissa)

3.    Responsáveis para postagens do Blog:

Mês
Pibideira
Agosto
Fabrícia
Setembro
Adriana
Outubro
Larissa
Novembro
Janilda
Dezembro
Manoela

4.    Os nossos encontros acontecerão durante as quintas-feiras (13h30min ás 17h30min). O nosso objetivo é cumprir às 4h dentro da escola e manter um diálogo entre nós.

5.    Planejamento das nossas atividades no Luiz Viana:

Data
Atividade
Horário
Subprojeto
16/08/11
Replanejamento das nossas ações no Luiz Viana
14h00min ás 17h30min
Pedagogia
18/08/11
Confecção do jogo de Labirinto para Intervenção Pedagógica
13h30min ás 17h30min
Pedagogia
24/08/11
Intervenção Pedagógica (Pesquisa sobre o PIBID e Prática Pedagógica)
9h50min ás 11h30min
Pedagogia
25/08/11
Tabulação dos dados recolhidos na Intervenção Pedagógica
13h30min ás 17h30min
Pedagogia
01/09/11
Construção do relatório referente as nossas ações no Luiz Viana / 2011.1.
Planejamento sobre a efetuação da pesquisa sobre Gestão Escolar.
13h30min ás 17h30min
Pedagogia


6.    Quando necessário iremos participar de outras ações no Luiz Viana (em dias diferentes).
  7. As reuniões que acontecerem fora do CELVF não contará na carga horária que devemos cumprir dentro da escola.
 
 
 
Postado por Fabrícia Peixoto.
 
 

sábado, agosto 06, 2011

Um olhar pedagógico!

Intervenção de Biologia - CELVF

Iniciamos as nossas ações no Luiz Viana, referente ao II semestre de 2011, as intervenções didáticas começaram com grande empenho, verificamos um aumento do número de discentes. Na intervenção de matemática tiveram presente 17 alunos, mas na intervenção de Biologia somente 10 alunos participaram.  Tive o privilégio de observar a Intervenção de Biologia, cuja temática foi sobre “Insetos”, os bolsistas responsáveis foram somente três, que conduziu o conteúdo de forma dinâmica, dialogada e interativa entre os pibidistas. Visto que no primeiro momento recolheram através das próprias concepções dos alunos as características dos insetos, foi uma bela participação inicial. No segundo momento expuseram algumas imagens, referentes ao assunto, utilizaram do laboratório mostrando um “insetário”, foi um momento de observação mesmo! Olhares surpresos ao observar vários insetos mortos. Q coisa boa essa prática, pois surge uma aprendizagem inovadora, que foge do que geralmente é proposto em sala de aula. Ao término eles fizeram duas práticas: a primeira a montagem de um “quebra-cabeça” de insetos, essa atividade foi realizados em grupos; e na segunda prática, foi uma atividade individual, os alunos escolheram alguns insetos para eles mesmos desenharem. Há, os discentes adoraram dividir os insetos em pedaços e observarem no microscópio, loucura! Rsrs.! Dessa forma, a intervenção é planejada de acordo com o conteúdo, com a preocupação de atingir sempre os sujeitos envolvidos e os diferentes estilos de aprendizagem.

Fabrícia Peixoto.

INSETÁRIO

segunda-feira, julho 18, 2011

Ações do PIBID – CELVF – 2011.1


1.    Jornada Pedagógica
2.    Encontros sobre Interdisciplinaridade
3.    Semana de Mobilização do PIBID
4.    Organização do material Pedagógico das Intervenções Didáticas
5.    Participação dos Planejamentos de Biologia - 2011.1
6.    Participação dos Planejamentos de Letras – 2011.1
7.    Participação dos Planejamentos de Matemática – 2011.1
8.    Participação do PIBID na Movimentação Grevista da UESB
9.    Apresentação do PIBID no Plantão dos pais
10. Encontro motivacional com os discentes do 2º ano (Ensino Médio – Matutino)
11.  Participação nas Intervenções Didáticas de Biologia
12. Participação nas Intervenções Didáticas de Letras
13. Participação nas Intervenções Didáticas de Matemática
14.  Pesquisa sobre a Prática Pedagógica do CELVF
15. Encerramento Junino



Postado por Fabrícia Peixoto