O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Retrospectiva 2010: Ações do PIBID no IERP








Estamos iniciando o ano letivo no Instituto Educacional Régis Pacheco (IERP), concluindo assim o primeiro ciclo de atividades realizadas no ano de 2010 através do Subprojeto o Processo Formativo do Pedagogo e a Escola de educação básica: Microrrede Ensino-Apredizagem-Formação, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, desenvolvido com o apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Portanto, é o momento de refletirmos sobre todos as praticas adotadas, analisando as dificuldades encontradas e os avanços obtidos, de modo a repensá-los objetivando desenvolver expectativas para esse novo ano.

Iniciamos as atividades no mês de julho com o estudo etnográfico, o qual dividiu-se em três momentos: Conhecendo o espaço, vivência livre e vivência orientada. No primeiro momento, contamos com o apoio da professora Valéria, coordenadora da instituição IERP e supervisora do PIBID, subprojeto de pedagogia, que nos apresentou o espaço físico da escola.

A escola é beneficiada por uma ampla área, contando com 4 (quatro) pavilhões de aula ( com salas equipadas com TV pen drive), sala de apoio pedagógico para alunos com deficiência (ressalta-se que a escola atualmente conta com apenas 2 (dois) alunos com deficiência auditiva), biblioteca, sala de professores, sala de coordenação pedagógica, quadra poliesportiva, refeitório e 4 laboratórios (informática, biologia, química). Atualmente o IERP oferece o ensino fundamental, o ensino médio, a EJA e o CPA.

A vivência livre baseou-se na realização de atividades em diferentes espaços da escola, (biblioteca, secretaria, direção, coordenação), a fim de criar envolvimento com as situações diárias da mesma.

O terceiro momento foi pautado nos pontos 1. Atenção especial aos alunos que faltam, e 2. Preocupação com o abandono e a evasão referentes à Dimensão 7 intitulada acesso, permanência e sucesso na escola integrante dos Indicadores da Qualidade na Educação, publicado pelo MEC em Janeiro de 2007.

Para observar tais aspectos, realizou-se primeiramente o levantamento do numero de faltas dos alunos, no período de abril a julho selecionando aqueles com o numero de faltas superior a 60. Do total de 199 alunos, 23 alunos possuíam total de faltas igual ou superior a 60.

O grupo de 23 alunos selecionados para pesquisa apenas 11 foram entrevistados, pois 14 já haviam desistido, sem informar a escola. A entrevista teve o objetivo de entender as causas do numero excessivo de faltas, bem como a postura adotada pela escola diante da situação.

As respostas as entrevistas demonstraram que na maioria das vezes os alunos faltam as aulas para ficar nos corredores da escola alegando que as aulas são chatas e pouco empolgantes. A minoria justificou suas faltas devido ao trabalho e a distancia da escola.

Realizou-se também entrevista com a coordenadora pedagógica do ensino médio, a qual revelou que escola tem informações sobre a quantidade de alunos que se evadem ou abandonam a escola, mais que a instituição ainda não adotou medidas para resgatar esses alunos.

Durante a vivência orientada acompanhamos todas as atividades e projetos desenvolvidos pela escola no período, os quais foram de suma importância para conhecer suas ações e para promover a integração IERP- PIBID.

Foram acompanhadas as atividades complementares (AC) desenvolvidas semanalmente, o plantão com os pais para entrega dos boletins da II unidade, reunião com os pais ou responsáveis, e a III amostra cientifica e cultural.

Após a vivência orientada buscamos analisar as experiências obtidas em todos os encontros, para então intervir na realidade observada. Assim, passamos a planejar a primeira oficina.

A oficina sócio-interativa teve como objetivo refletir sobre a escola que queremos construir e foi realizada com os alunos que apresentarem número excessivo de faltas. Na oficina foram realizadas dinâmicas, atividades com musicas e confecção de murais que objetivaram estimular a expressão dos alunos em relação à escola.

Finalizamos as atividades com uma exposição durante a IV semana de pedagogia realizada na UESB, um momento ímpar de socializar com a comunidade acadêmica os as experiências vivenciadas na escola. Enfim, todo o trabalho realizado durante o segundo semestre de 2010 foi essencial para ressignificar nossas ações e para construir novas perspectivas para este ano.


Aline Silva
Denise Britto
Luciene Barros
Tamires Silva
Thiana do Eirado
Valéria Cosme

Nenhum comentário:

Postar um comentário