O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

segunda-feira, março 28, 2011


Qual sua idade?


Com quem você mora?


Você trabalha? Em que?


Você já foi reprovado alguma vez? Caso sim, quantas?


O que significa a escola para você?


Qual o sentido de estudar para você?


Como tornar a escola e as aulas mais atrativas?


Qual dessas área você tem maior facilidade?

1. Linguagem (Lingua Portuguesa, Redação, Literatura, Artes)
2. Ciências Exatas (Matemática, Química, Física)
3. Ciências da Natuereza (Biologia)
4. Filosofia e Sociologia   
  

E qual dessas área você tem maior dificuldade?

1. Linguagem (Lingua Portuguesa, Redação, Literatura, Artes)
2. Ciências Exatas (Matemática, Química, Física)
3. Ciências da Natuereza (Biologia)
4. Filosofia e Sociologia


Qual a discussão tem seu maior interesse:

1. Tecnologias e mundo do trabalho;
2. Saúde e sexualidade;
3. Drogas e impactos políticos, sociais, econômicos e culturais;
4. Juventude e reconstrução da sociedade.


quarta-feira, março 23, 2011

Reflexão!



Interdisciplinaridade: As disciplinas e a interdisciplinaridade brasileira

Mariana Aranha Moreira José

“Quando a escola se abre em um novo olhar para Educação que ministra, a possibilidade de elaborar um Projeto Interdisciplinar começa a tomar forma, tornando-se mais concreta. A Interdisciplinaridade passa, então, a não ser mais vista como a negação da disciplina. Ao contrário, é justamente na disciplina que ela nasce. Muito mais que destruir as barreiras que existem entre uma e outra, a interdisciplinaridade propõe sua superação. Uma superação que se realiza por meio do diálogo entre as pessoas que tornam a disciplina um movimento de constante reflexão, criação – ação. Ação que depende, antes de tudo, da atitude das pessoas. É nelas que habita – ou – não uma ação, um Projeto Interdisciplinar.”

Postado pela Bolsista Fabrícia Peixoto

domingo, março 20, 2011

REUNIÃO GERAL COM OS BOLSITAS DO IERP (15/03/2011)

Essa nova reunião teve o objetivo de discutir a Semana Mobilizadora do PIBID no IERP. As datas escolhidas foram 29, 30 e 31 de março, as atividades englobaram os subprojetos de pedagogia, matemática, letras e biologia que se organizarão em stands móveis com atividades simultâneas e exposição de experimentos, conteúdos geométricos, leitura de poemas e poesias, vídeos e trabalhos de sondagem no laboratório de informática. Sendo que no dia 31 acontecerá no auditório da escola uma mesa redonda de apresentação do PIBID aos alunos do 2º ano. Neste encontro percebemos que todos os bolsistas envolvidos estão empenhados em realizar um trabalho lúdico, diferente e que motive os alunos a participarem das atividades posteriores do projeto. Será um momento relevante para conhecer e compreender os desejos e anseios dos alunos em relação as disciplinas e os conteúdos, ao mesmo tempo que preconizará um (re)planejamento das nossas ações dentro da escola.

quinta-feira, março 17, 2011

TRABALHO DE BOLSISTAS DO PIBID É APROVADO NO CONGRESSO DA ANPAE - 2011

TRABALHO APROVADO NO "25º SIMPÓSIO BRASILEIRO E 2º IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO", EM SÃO PAULO.

http://www.anpae.org.br/simposio2011/


EIXO 1
POLÍTICA EDUCACIONAL E GESTÃO ESCOLAR
POLITICAS DE INCENTIVO À DOCENCIA: UMA ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES FORMATIVAS NO CAMPO ACADEMICO-PROFISSIONAL DOS BOLSISTAS PIBID/CAPES/UESB


quinta-feira, março 03, 2011

REUNIÃO GERAL COM OS BOLSISTA DO IERP

Esta reunião foi de grande relevância para compreendermos as perspectivas, desafios e dúvidas de todos os subprojetos. A integração nos possbilitou o diálogo, a troca compartilhada das experiências do ano passado e ideias para um novo planejamento de nossa ação dentro da escola. Dentre as várias dificuldades apontadas a serem trabalhadas com alunos começamos a pensar no caminho da interdisciplinaridade, mas é claro que as dúvidas surgem... o que é? como trabalha? trabalha-se por temas, eixos ou competências? De todas estas e outras indagações que surgiram em nosso encontro o que nos ficou claro é a necessidade do pensar e analisar juntos, da importância em nos debruçarmos nos livros que abordam a interdisciplinaridade com diferentes pontos de vistas e principalmente de novos encontros como estes que nos permita o diálogo para a contrução de forma colaborativa das nossas ações para PIBID.