O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

quinta-feira, março 03, 2011

REUNIÃO GERAL COM OS BOLSISTA DO IERP

Esta reunião foi de grande relevância para compreendermos as perspectivas, desafios e dúvidas de todos os subprojetos. A integração nos possbilitou o diálogo, a troca compartilhada das experiências do ano passado e ideias para um novo planejamento de nossa ação dentro da escola. Dentre as várias dificuldades apontadas a serem trabalhadas com alunos começamos a pensar no caminho da interdisciplinaridade, mas é claro que as dúvidas surgem... o que é? como trabalha? trabalha-se por temas, eixos ou competências? De todas estas e outras indagações que surgiram em nosso encontro o que nos ficou claro é a necessidade do pensar e analisar juntos, da importância em nos debruçarmos nos livros que abordam a interdisciplinaridade com diferentes pontos de vistas e principalmente de novos encontros como estes que nos permita o diálogo para a contrução de forma colaborativa das nossas ações para PIBID.





























5 comentários:

  1. Esse encontro realmente foi riquissimo, e pudemos perceber a importancia da integração com as demais areas do conhecimento. Com certeza foi o ponto de partida para o trabalho que iremos realizar durante esse ano.
    A dinamica realizada no inicio da reunião foi perfeita para demonstrar a importancia do trabalho em grupo no PIBID,é claro que não temos receitas prontas, que muitos "Franks" serão contruindos,mais no processo de busca continua do conhecimento, de discussões, de troca construiremos um trabalho integrado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou convidando para conhecer nosso blog.
    Gostamos muito do blog de vocês e esperamos trocar experiências PIBID!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. dentro das reflexões uma poderia motivar nosso próximo encontro sobre a competência de leitura e escrita: cada área do conhecimento podia se perguntar para que ler escrever em matemática, em biologia, em letras e pedagogia. Ou ainda quais motivacoes temos para ler e escrever em nossas vidas de docentes/discentes

    ResponderExcluir
  4. O encontro foi realmente riquíssimo, visto que era necessário para uma maior interação entre os subprojetos, começamos com o pé direito e assim vamos..

    Deixo a todos os bolsitas, coordenadores e supervisores um grande abraço e os convido também para visitarem meu blog. Muitas coisas interessantes por lá... www.essencialhumano.blogspot.com


    Bjss e bjss

    ResponderExcluir
  5. Boa sugestão Adriana. Parece-me que Isabel Solé faz uma discussão acerca das estratégias de leitura utilizadas pelas diferentes áreas de conhecimento e que de uma certa forma são competências que devem ser desenvolvidas na escola. Daí já podemos ir, quem sabe, delineando a nossa atuação.

    ResponderExcluir