sábado, outubro 15, 2011
quinta-feira, setembro 22, 2011
Gestão Escolar Democrática
Pessoal,
A nossa pesquisa ficou dividida da seguinte forma:
· Gestão Escolar Democrática
Pibideira de Pedagogia - CELVF | Eixo da pesquisa |
Adriana | 1. Informação democratizada 5. Tratamento aos conflitos que ocorrem no dia-a-dia da escola |
Larissa | 2. Conselhos escolares atuantes |
Janilda | 3. Participação efetiva de estudantes, pais, mães e comunidade geral |
Fabrícia | 4. Parcerias locais e relacionamento da escola com os serviços públicos |
Manoela | 6. Participação da escola no Programa Dinheiro Direto na Escola 7. Participação em outros programas de incentivo à qualidade da educação do governo federal, dos governos estaduais ou municipais |
Obs.: Ficou decidido na nossa última reunião do Luiz Viana, que tentaremos formular uma pergunta geral para cada tópico. De modo, que não fique cansativo para os entrevistados. O nosso objetivo é realizar um diálogo através das questões.
Metas
· Entrevistar a cada quinta-feira, dois diferentes representantes da equipe escolar.
· Todas as bolsistas estarão presente na hora do diálogo.
· Tentaremos seguir as datas estipuladas, mas a depender dos eventos e da escola, ou algum imprevisto, iremos alterar as datas.
· A cada quinta-feira iremos sintetizar os nossos dados pesquisados.
Divisão
Data | Equipe Escolar - CELVF |
22/09/11 | Diretora, Vice-diretora e Coordenadora |
29/09/11 | Porteiro e Secretárias |
06/10/11 | Bibliotecária e Merendeira |
20/10/11 | Auxiliares de limpeza e Família |
27/10/11 | Professores e Discentes (Pibidistas) |
03/11/11 | Conclusão da Pesquisa |
Previsão da Pesquisa sobre Gestão Escolar Democrática
1. Inicio da pesquisa: 22/09/11
2. Término da pesquisa: 03/11/11
Postado por Fabrícia Peixoto.
quarta-feira, setembro 14, 2011
Trabalhos Publicados no V Fórum Identidades e Alteridades II Congresso Nacional Educação e Diversidade 08 a 10 de setembro de 2011 - Itabaiana / SE
OS DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS LICENCIANDOS NA AMBIÊNCIA ESCOLAR: UM ESTUDO DA EXPERIÊNCIA PIBID/UESB
Fabrícia Peixoto de Souza (UESB)
Daniele Farias Freire Raic (UESB)
Manoela Matos Pereira (UESB)
Daniele Farias Freire Raic (UESB)
Manoela Matos Pereira (UESB)
MEMÓRIAS, MEMORIAIS E VIDA-FORMAÇÃO: A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DAS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Daniele Farias Freire Raic (UESB)
Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves (UESB)
Larissa Monique de Souza Almeida (UESB)
Daniele Farias Freire Raic (UESB)
Maria de Cássia Passos Brandão Gonçalves (UESB)
Larissa Monique de Souza Almeida (UESB)
A RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS LICENCIATURAS DO PIBID: PEDAGOGIA E BIOLOGIA INTERVINDO NA PRÁTICA EDUCATIVA DO COLÉGIO ESTADUAL LUIZ VIANA FILHO – JEQUIÉ-BA
Jefferson Souza Santos. (UESB)
Adriana Cardoso Sampaio (UESB)
Fabrícia Peixoto de Souza. (UESB)
Manuela Matos Pereira (UESB)
Adriana Cardoso Sampaio (UESB)
Fabrícia Peixoto de Souza. (UESB)
Manuela Matos Pereira (UESB)
AS PRÁTICAS DOCENTES E SUAS INTERFACES COM A ENSINAGEM: A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM?
Manoela Matos Pereira (UESB)Larissa Monique de Souza Almeida (UESB)
Daniele Farias Freire Raic (UESB)
Vamos que vamos caminhando...
Adriana Sampaio
Axé!!
O QUE É PESQUISA DE QUALIDADE?
Caminhando com nossa leituras e reflexões, surgem-nos novos questionamentos acerca da PESQUISA...
O que é uma pesquisa de qualidade?
Para que serve uma Pesquisa?
O que é Pesquisa-Ação?
A pesquisa deve ser feita para uma Ação ou Ação deve propriciar a Pesquisa?
A Pesquisa deve servir para resolver problemas?
Segundo Marli André, em sua produção Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade, é necessário ter cautela nas pesquisas, para que elas não sejam vistas como meios imediatos de resolução de problemas presentes na escola, principalmente quando não levam em consideração o respeito à realidade sociocultural da comunidade escolar durante a construção da pesquisa.
Marli André também aponta cuidados que devem ser revistos durante o fazer da pesquisa:
Que o trabalho de pesquisa seja devidamente planejado;
Que os dados sejam coletados mediante procedimentos rigorosos;
Que a análise seja densa e fundamentada;
Que o relatório descreva claramente o processo seguido e os resultados alcançados.
Após algumas produções científicas feitas por nós, seguimos refletindo sobre os cuidados necessários dentro de pesquisas do tipo etnográfico, levando em consideração não somente a relavância desses novos conhecimentos para a comunidade escolar e acadêmica, mas, principalmente, para nossa formação humana e profissional.
Caminhando...
Axé!!
Adriana Sampaio
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