O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

quinta-feira, setembro 09, 2010

Os corpos, suas marcas, suas mensagens


Miguel Arroyo, no sétimo capítulo de sua obra Imagens Quebradas, nos põe em profunda reflexaão sobre as marcas e mensagens presentes nos corpos do alunos/as de nossas escolas...

As respostas para os questionamentos em torno dos comportamentos de desmotivação e indisciplina das crianças e adolescentes presentes em nossas salas de aula estão em suas faces e histórias, que muitas vezes, nós educadores/as, não queremos enchergar!

Arroyo nos diz que "o que há de diferente é que fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar seus corpos. Torna-se urgente escutar suas falas, venham em forma de indisciplinas, de desatenção, ou de condutas desviantes ou venham em forma de corpos atentos e disciplinados" (p. 123).

Não é mais aceitável que tratemos nossos alunos/as como mentes ou almas que precisam de instrução para a vida, sem levar em conta que todas essas mentes existem em corpos que fazem parte desta mesma vida para qual estão se preparando para viver...
Que fazem parte duma história, duma comunidade, duma família...Que traz em si estigmas, marcas, traços, discriminações, preconceitos, sofrimentos, angústias, alegrias, esperanças, orgulho e belezas... Identidades!!

Arroyo nos diz: "Escutar as falas do corpo dos alunos é nosso dever, como pensamos ser o dever deles escutar nossas falas" (p. 128).

É preciso mudanças... Pensar e exercitar a sensibilidade e a escuta dos educandos/as e suas concretudes biológicas, sociais, étnicas, raciais, culturais...
Este poderá ser um caminho para o repensar pedagógico e docente que precisamos para melhorar a cara da educação pública na qual atuamos!!

Adriana Cardoso Sampaio

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