O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

quarta-feira, agosto 24, 2011

PESQUISA SOBRE PRÁTICA PEDAGÓGICA - QUESTÕES SELECIONADAS PARA OS DISCENTES...


PRÁTICA PEDAGÓGICA / CELVF – PIBID


Público-alvo: discentes

Obs.: Essas questões serão efetivadas na hora do jogo do labirinto, na medida em que os alunos caminharem, eles irão responder:


1. Proposta pedagógica definida e conhecida por todos

1.1. A escola possui uma proposta pedagógica escrita (em forma de documento)?

1.3. Todos os que trabalham na escola, pais e alunos conhecem a proposta pedagógica da escola?


2. Planejamento

2.3. Os professores procuram saber o que os alunos aprenderam no ano anterior para preparar o planejamento do ano letivo?

2.4. Os professores ouvem e consideram opiniões e sugestões dos alunos para planejar suas aulas?


3. Contextualização

3.1. Professores e alunos realizam atividades de estudo do entorno da escola?

3.3. A escola promove visitas no bairro e na cidade para que os alunos conheçam e aprendam a usar os equipamentos públicos da região (postos de saúde, hospitais, parques, praças, monumentos, museus, bibliotecas, centros culturais, Conselho Tutelar, Vara da Infância, etc.)?


4. Variedade das estratégias e dos recursos de ensino-aprendizagem

4.1. São usados diferentes recursos pedagógicos (internet, jornais, revistas, livros diversos, obras de arte, filmes) em sala de aula?

4.2. Todos os alunos podem mostrar suas aprendizagens e seus trabalhos de formas variadas (oralmente, por escrito, utilizando de teatro, pintura, brincadeiras, etc.)?

5. Incentivo à autonomia e ao trabalho coletivo


5.3. Os alunos têm oportunidade de propor, criar e realizar atividades na sala de aula e na escola como um todo?

5.6. Todos os alunos são incentivados e orientados para desenvolver pesquisas e experimentos?


6. Prática pedagógica inclusiva

6.2. No dia-a-dia da sala de aula, respeita-se o fato de que cada aluno precisa de um tempo diferente para aprender?

6.3. A escola cuida para que todos os alunos (negros, brancos, indígenas, pessoas com deficiência, ricos ou pobres, homens ou mulheres, homossexuais ou não) recebam a mesma atenção na sala de aula?

Nenhum comentário:

Postar um comentário