O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

sábado, agosto 06, 2011

Um olhar pedagógico!

Intervenção de Biologia - CELVF

Iniciamos as nossas ações no Luiz Viana, referente ao II semestre de 2011, as intervenções didáticas começaram com grande empenho, verificamos um aumento do número de discentes. Na intervenção de matemática tiveram presente 17 alunos, mas na intervenção de Biologia somente 10 alunos participaram.  Tive o privilégio de observar a Intervenção de Biologia, cuja temática foi sobre “Insetos”, os bolsistas responsáveis foram somente três, que conduziu o conteúdo de forma dinâmica, dialogada e interativa entre os pibidistas. Visto que no primeiro momento recolheram através das próprias concepções dos alunos as características dos insetos, foi uma bela participação inicial. No segundo momento expuseram algumas imagens, referentes ao assunto, utilizaram do laboratório mostrando um “insetário”, foi um momento de observação mesmo! Olhares surpresos ao observar vários insetos mortos. Q coisa boa essa prática, pois surge uma aprendizagem inovadora, que foge do que geralmente é proposto em sala de aula. Ao término eles fizeram duas práticas: a primeira a montagem de um “quebra-cabeça” de insetos, essa atividade foi realizados em grupos; e na segunda prática, foi uma atividade individual, os alunos escolheram alguns insetos para eles mesmos desenharem. Há, os discentes adoraram dividir os insetos em pedaços e observarem no microscópio, loucura! Rsrs.! Dessa forma, a intervenção é planejada de acordo com o conteúdo, com a preocupação de atingir sempre os sujeitos envolvidos e os diferentes estilos de aprendizagem.

Fabrícia Peixoto.

INSETÁRIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário