O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

quinta-feira, dezembro 01, 2011

I SEMINÁRIO BAIANO DO PIBID - IAT / SALVADOR-BA


Olá Pibideiras (os),

Venho retratar as minhas impressões em relação ao I SEMINÁRIO BAIANO DO PIBID, realizado nos dias 17 e 18 de novembro no IAT – Salvador-BA.  Tratou-se de um momento de diálogo e socialização de pesquisas qualitativas realizadas na ambiência escolar. Os PIBID’s têm os mesmos objetivos os de nos contemplar com a nossa formação inicial na docência, manter a relação entre universidade e escola e consequentemente colaborar para educação básica. É claro que as ações são diversificadas, o PIBID-UESB tenta a cada intervenção fugir da ideia de banca e reforço, alguns outros PIBID’s ainda possuem a ideia de reforço e os bolsistas como auxiliares dos professores da educação básica. Como seria esse caminho? Repetição de uma prática já existente? Outra constatação importante é em relação aos nossos avanços nas nossas fundamentações teóricas, conseguimos abarcar a junção da reflexão e ação como processos diferenciados para nossa formação. A sensação que conseguimos foi identificar o nosso subprojeto de Pedagogia, contemplando outros ambientes para formação docente, o trabalho interdisciplinar que buscamos e as nossas vivências na coordenação, sala de aula, gestão e dentre outros espaços que constituem as nossas escolas nos favorece entender um conjunto de ações isoladas e realizar pesquisas significantes. Assim, a nossa teia foi fortificada mais uma vez com a nossa participação como apresentadoras e bolsistas do PIBID. Agradeço as pessoas que participaram representando o IERP E CELVF, pois, nos desdobramos para demonstrar algumas ações coletivas e caracterizar o empenho de todos/as os/as bolsistas do PIBID-UESB.

Fabrícia Peixoto
















Nenhum comentário:

Postar um comentário