O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

domingo, dezembro 04, 2011

SOCIALIZAÇÃO DA PESQUISA REALIZADA COM PIBIDISTAS

 
Para avaliar a contribuição do PIBID para os pibidistas e consequentemente as intervenções pedagógicas realizadas no CELVF elaboramos um questionário para ser respondidos pelos mesmos. O questionário foi aplicado através da dinâmica do labirinto, já citado neste blog. E no dia 01/12/11 as respostas colhidas foram expostas com um trabalho auto-reflexivo na escola supracitada, pois acreditamos que a experiência vivida no interior da escola nos impulsiona para este constante processo necessário a educação, "a reflexão sobre a ação". Pensando na valorização deste processo as bolsistas de pedagogia organizaram esse encontro pois, é na constante teorização das práticas docentes que nós, futuros professores, nos posicionamos e formulamos a teoria que guiará nossa prática.

Assim depois de vislumbrarem o resultado da pesquisa e compararem com o objetivo pretendido pelo subprojeto os pibideiros foram convidados a propor sugestões para 2012.

 O PIBID de LETRAS se comprometeu a:

DESENVOLVER AULAS DE CAMPO, EM LITERATURA;

ESTABELECER MAIOR CONTATO COM A UNIVERSIDADE;

BUSCAR CONSTRUIR MAIS ENCONTROS INTERDISCIPLINARES.

O PIBID de BIOLOGIA

ORGANIZAR OS HORÁRIOS DA INTERVENÇÃO PARA ATENDER A MAIS ALUNOS, SUGERINDO UM 6º HORÁRIO NO TURNO DA MANHÃ;

DESENVOLVER AULAS DE CAMPO;

ORGANIZAR TRABALHOS CIENTÍFICOS EM CONJUNTO COM OS PIBIDISTAS;

PARTICIPAR DE EVENTOS PARA DIVULGAR ESSES TRABALHOS E PROMOVER O PIBID.

O PIBID de MATEMÁTICA

PROPOR A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA POR DIA NA ESCOLA, POIS ACONTECEM DUAS, O QUE CANSA OS ALUNOS E PREJUDICA A SEGUNDA OFICINA;

ORGANIZAR GINCANAS PARA INTEGRAÇÃO ENTRE OS SUBPROJETOS DO CELVF E IERP.
Assim a teia segue sendo tecida!


 

POSTADO POR MANOELA MATOS


Um comentário:

  1. " FAZER PARTE DO PIBID ME PERMITIU VIVENCIAR UM MOMENTO COMO ESSE: NA SOCIALIZAÇÃO SOBRE A PESQUISA QUE REALIZAMOS COM OS PIBIDISTAS ACERCA DA VISÃO DOS MESMOS SOBRE AS INTERVENÇÕES( BIOLOGIA, MATEMÁTICA E LETRAS) ACREDITO QUE AINDA DE UMA FORMA "TÍMIDA" TENTAMOS FAZER UMA INTERDISCIPLINARIDADE E SEI QUE DE FATO CONSEGUIMOS FAZER COM QUE TODOS OS PIBIDEIROS EXPERIENCIASSEM A MAGIA QUE É FAZER PARTE DESSE PROCESSO E SENTIR-SE MAIS DO QUE UM PROFESSOR, MAS SIM COMO UM MESTRE QUE INDICA O CAMINHO A SER SEGUIDO,PERTMITE LEVAR O SUJEITO A "APRENDER A APRENDER" SEMPRE, TIRANDO AQUELA VISÃO DE UM MONSTRO EM SALA DE AULA, MAS SIM DEMONSTRAR QUE PODE-SE TORNAR-SE UM MEDIADOR QUE DE FORMA AFETIVA LEVA À APRENDIZAGEM... ASSIM NESSE MOMENTO RECHEADO DE DINÂMICAS, ALEGRIAS, PROPOSTAS CONSEGUIMOS FAZER COM QUE TODOS ENTRASSEM EM UM PROCESSO DE PRÁXIS: REFLETINDO A AÇÃO PARA PODER AGIR NOVAMENTE CADA VEZ COM MAIS SENTIDO E ESPECIFICIDADES NO CELVF! NOVOS DESAFIOS VÃO SURGINDO E NOVAS PROPOSTAS SÃO TRAÇADAS... SER COORDENADOR PEDAGÓGICO DIANTE DESSA EXPERIENCIAÇÃO É PERCEBER-SE COMO AQUELE QUE CONDUZ OS MESTRES AO PROCESSO DE "APRENDER A APRENDER" E ESSA VIVÊNCIA ESTARÁ ATRELADA COM A MEDIAÇÃO QUE O MESTRE TERÁ EM SALA DE AULA... É COMO PAULO FREIRE NOS APONTA: É UM VIR A SER QUE SE COMPLETA NESSE CICLO SIGNIFICATIVO A FAVOR DA MEDIAÇÃO."

    LARISSA MONIQUE

    ResponderExcluir