O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

quinta-feira, julho 15, 2010

Encontro dos bolsistas dia 14/07


Como combinado, neste encontro definimos as datas e horários para as visitas nas unidades escolares, a primeira para conhecer o espaço físico da unidade em que pesquisaremos; a segunda para perceber a vivência da escola em seu cotidiano; e a terceira com vista a observação da seguinte temática: "Acesso, permanência e sucesso escolar". Para tanto ficou definido em comum as datas 27 e 28/07 para esta visita com o intuito de, seguindo o roteiro apresentado em reunião, levantar em dados a situação da frequência escolar.
Dando continuidade fomos para a melhor parte, a discussão teórica, relembrando a leitura anterior sobre o estudo etnográfico, o que significa, e a sua importância na dinâmica da prática educativa. E continuamos os estudos com um capítulo que analisa as possibilidades e os limites da metodologia de estudo de caso etnográfico numa investigação no cotidiano escolar.
Este capitulo nos faz perceber o quanto somos importante para o sucesso da pesquisa, o quanto a nossa base teórica, intenso estudo e criatividade contribui na elaboração das atividades finais, sendo assim é de fundamental importância que tenhamos ética, responsabilidade e compromisso com o trabalho que abraçamos.

Manoela Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário