O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

terça-feira, agosto 03, 2010

“Intervenção escolar” – controle de faltas (alunos)


Colégio Estadual Luiz Viana Filho

Caminhando com a nossa pesquisa no campo escolar, obtivemos o controle de faltas dos alunos mais faltosos, das 1º séries do Ensino Médio, para uma possível intervenção com os mesmos. De acordo com o regimento escolar informado aos discentes, logo no inicio do ano letivo, podemos perceber que um dos deveres do aluno é justificar a sua ausência, com base nesse regimento conversamos individualmente com cada aluno, procurando entender os motivos de tantas faltas e as suas justificativas. Dessa forma, tentamos fazer com que eles entendessem, que diante dos seus próprios rendimentos escolares, as suas faltas por conseqüência prejudica o seu sucesso escolar. Muitos alunos, dos quais nós conversamos, pretendem durante a III e IV unidade, freqüentar as aulas normalmente e tentar estudar mais para recuperar o ano letivo. Visto dessa forma, essa possível intervenção serviram aos alunos, como alarme e desafio para mudar as suas atitudes, assumindo a sua presença em sala de aula como direito e também dever.

Mais uma etapa sendo construída!

Fabrícia Peixoto.

Um comentário:

  1. Fabrícia e demais colegas,

    É interessante como vamos percebendo alguns desafios se desenhando diante de nós quando estamos no cotidiano escolar. As vezes nos detemos a aprendizagem sem daros conta de que a aprendizagem requer, também, a vontade de aprender. Considerando o texto legal (LDB 9.394/96)verificamos que os alunos devem ter no mínimo 800 horas letivas distribuídas em, no mínimo, 200 dias letivos. Em nossas análises, verificamos que muitos alunos já chegam a 24 dias letivos sem irem a escola, ou estão na escola e não frequentam as aulas. Isso nos remete a outras reflexões: por que esses alunos estão faltando tanto? Por que estão na escola e não vâo as aulas? Como garantir "um padrão de qualidade" como define a Constituição Federal de 1988 se os alunos não estão na escola? O que a escoal pode fazer para redensenhar esse cenário que ns assusta?
    Muitas questões para debater!...
    Abraço,
    Daniele Freire

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