Na manhã do dia 03 de agosto, eu, Adriana, juntamente com Fabrícia e Genilda, bolsistas do Pibid, demos prosseguimento à nossa pesquisa no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, tendo como objetivo levantar o número de alunos/as mais faltosos/as que estudam nas turmas do primeiro ano do Ensino Médio e entrevistá-los/as, no intuito de coletar dados que nos ajude a levantar hipóteses que expliquem o baixo rendimento escolar que vem ocorrendo nesta escola.
A Coordenadora Pedagógica Tânia nos encaminhou para a realização das entrevistas com os alunos/as dos primeiros anos do Ensino médio,identificados/as por nós na última semana como os mais faltosos/as.
Dentre muitas respostas aos questionamentos feitos, boa parte dos alunos/as entrevistados/as justificavam as faltas por motivos como: ter ficado doente, morar distante da escola, por sentir sono em excesso e por falta de motivação para vir para a escola assistir as aulas.
Outros ainda disseram não ter justificado as faltas por falta de atenção.Outros ainda, que não faltavam na escola, na verdade foram os professores que não fizeram a chamada de maneira correta - pra que eles pudessem ouvir - e por isso, levaram faltas. Outros ainda responderam ter preguiça de estudar ou não ter justificativas para faltar as aulas.
Ainda distantes de encontrar as respostas, começamos a levantar hipóteses... Por que os alunos não tem vontade de estudar? Por que não há motivação para o aluno/a estar e permanecer na sala de aula? E quando estão na escola, por que ficam fora da sala de aula?
Essas inquietações prosseguirão conosco durante um bom tempo...
E que este tempo seja favorável às maturações e experiências que realizaremos em nosa formação docente durante o prosseguimento de nossa pesquisa!!!
A Coordenadora Pedagógica Tânia nos encaminhou para a realização das entrevistas com os alunos/as dos primeiros anos do Ensino médio,identificados/as por nós na última semana como os mais faltosos/as.
Dentre muitas respostas aos questionamentos feitos, boa parte dos alunos/as entrevistados/as justificavam as faltas por motivos como: ter ficado doente, morar distante da escola, por sentir sono em excesso e por falta de motivação para vir para a escola assistir as aulas.
Outros ainda disseram não ter justificado as faltas por falta de atenção.Outros ainda, que não faltavam na escola, na verdade foram os professores que não fizeram a chamada de maneira correta - pra que eles pudessem ouvir - e por isso, levaram faltas. Outros ainda responderam ter preguiça de estudar ou não ter justificativas para faltar as aulas.
Ainda distantes de encontrar as respostas, começamos a levantar hipóteses... Por que os alunos não tem vontade de estudar? Por que não há motivação para o aluno/a estar e permanecer na sala de aula? E quando estão na escola, por que ficam fora da sala de aula?
Essas inquietações prosseguirão conosco durante um bom tempo...
E que este tempo seja favorável às maturações e experiências que realizaremos em nosa formação docente durante o prosseguimento de nossa pesquisa!!!
Parabéns, colegas, pelo trabalho que está sendo realizado. Acrdito que vocês estão no caminho certo, não porque estão tendo algumas respostas, mas porque estão levantando problemas fundamentais que implicam no abandono e evasão das escolas. Penso que temos que olhar esta problemática na sua complexidade, ou seja, analisarmos as dimensões social, política, econômica e cultural. Porque os jovens estão abandonando a escola? Porque, mesmo estando na escola, não frequentam as aulas? O que, de fato, atrai os jovens nos corredores da escola? tantas questões...
ResponderExcluir