O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

quarta-feira, agosto 11, 2010

Participação, Pesquisa e Frequência Escolar!


Na manhã do dia 03 de agosto, eu, Adriana, juntamente com Fabrícia e Genilda, bolsistas do Pibid, demos prosseguimento à nossa pesquisa no Colégio Estadual Luiz Viana Filho, tendo como objetivo levantar o número de alunos/as mais faltosos/as que estudam nas turmas do primeiro ano do Ensino Médio e entrevistá-los/as, no intuito de coletar dados que nos ajude a levantar hipóteses que expliquem o baixo rendimento escolar que vem ocorrendo nesta escola.

A Coordenadora Pedagógica Tânia nos encaminhou para a realização das entrevistas com os alunos/as dos primeiros anos do Ensino médio,identificados/as por nós na última semana como os mais faltosos/as.

Dentre muitas respostas aos questionamentos feitos, boa parte dos alunos/as entrevistados/as justificavam as faltas por motivos como: ter ficado doente, morar distante da escola, por sentir sono em excesso e por falta de motivação para vir para a escola assistir as aulas.

Outros ainda disseram não ter justificado as faltas por falta de atenção.Outros ainda, que não faltavam na escola, na verdade foram os professores que não fizeram a chamada de maneira correta - pra que eles pudessem ouvir - e por isso, levaram faltas. Outros ainda responderam ter preguiça de estudar ou não ter justificativas para faltar as aulas.

Ainda distantes de encontrar as respostas, começamos a levantar hipóteses... Por que os alunos não tem vontade de estudar? Por que não há motivação para o aluno/a estar e permanecer na sala de aula? E quando estão na escola, por que ficam fora da sala de aula?

Essas inquietações prosseguirão conosco durante um bom tempo...
E que este tempo seja favorável às maturações e experiências que realizaremos em nosa formação docente durante o prosseguimento de nossa pesquisa!!!

Um comentário:

  1. Parabéns, colegas, pelo trabalho que está sendo realizado. Acrdito que vocês estão no caminho certo, não porque estão tendo algumas respostas, mas porque estão levantando problemas fundamentais que implicam no abandono e evasão das escolas. Penso que temos que olhar esta problemática na sua complexidade, ou seja, analisarmos as dimensões social, política, econômica e cultural. Porque os jovens estão abandonando a escola? Porque, mesmo estando na escola, não frequentam as aulas? O que, de fato, atrai os jovens nos corredores da escola? tantas questões...

    ResponderExcluir