A contabilização do número de faltas dos alunos nos levou a perceber a realidade da evasão e do baixo rendimento escolar no IERP. Muitos são os alunos com um número significativos de faltas, e com pouca participação ou mesmo nenhuma nas atividades avaliativas realizadas nas disciplinas. Essa situação nos levou a selecionar alguns alunos com um percentual alto de faltas e procurá - los para compreendermos esta situação. A entrevista com esses alunos foi relevante para nosso trabalho pois detectamos os possíveis motivos para as faltas. Alguns citaram o cansaço com o trabalho (em turnos opostos ao turno de estudo) como um fator que propiciava as faltas, outros apontaram um descaso com as aulas e afirmaram até vim para a escola, porém, ficam nos corredores em conversas com outros colegas. Muitos também, segundo relatos dos colegas, haviam sido tranferidos ou mesmo desistido da escola, dando ainda não avisado na secretária da escola.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirParabenizo o grupo pelo compromisso, seriedade e responsabilidade com que vem desenvolvendo as atividades no IERP, participando ativamente do processo.
ResponderExcluirQuanto ao trabalho iniciado de pesquisa acerca do processo de evasão dos alunos do ensino médio, creio que este seja uma dos grandes desafios das escolas brasileiras e mais ainda das escolas de ensino médio de Jequié. Isso porque de acordo com os dados do IBGE, ano 2000, de 61,8% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental, na cidade de Jequié, apenas 5,6% chegam ao ensino médio. Daí questionarmos: Para aonde estão indo esses alunos após o Ensino Fundamental? Quais são os motivos que fazem com que esses alunos não cheguem ao Ensino Médio? De que forma as escolas, no caso especifico o IERP, vem tratando a questão da evasão escolar? Quais são os fatores que provocam a evasão escolar? De que ordem são esses fatores? sociais, ecônomicos, pedagógicos etc.? Este é um estudo que merece ser aprofundado, trabalhando com grupos focais com os alunos que ainda estão presente, busacando identificar os alunos evadidos, realizando entrevistas com os alunos evadidos, bem como com os pais desses alunos. E, ainda, entrevistando professores etc.
Creio que este deva ser o aprofundamento inicial do grupo. O que acham?