O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

quarta-feira, agosto 18, 2010

Que bom! Família na escola...


Em mais uma etapa da nossa pesquisa, presenciamos dessa vez os pais na escola, um diálogo proposto pela equipe escolar, juntamente com a coordenadora Tânia Amorim. Os pais procuraram de forma paciente entender as muitas observações em relação à disciplina de seus filhos em sala de aula, a maioria das conversas já apresentam um histórico de avisos e mesmo conversas com a mesma coordenação, em relação aos alunos mais indisciplinares. Ainda conseguimos contemplar um diálogo com os pais de alguns alunos que encontram-se com índice alarmante de faltas, ajudando-nos na nossa etapa de pesquisa sobre Acesso, Permanência e Sucesso escolar.


Família e escola, parceria fundamental no processo de formação.

Fabrícia Peixoto.

3 comentários:

  1. Olá,pessoal!
    Sem dúvida a participação dos pais na escola é fundamental para a melhoria da qualidade da educação. Nesse sentido, algumas provocações são fundamentais: qual a participação dos pais no processo educativo escolar? Em que se baseia essa participação? Esses encontros contribuem com a melhoria do processo formativo do sujeito? A nossa preocupação é que esses econtros de pais, mães e profissioanis da educação não se limitem a "relatório" do comportamento dos alunos, em grande medida, como denúncia de comportamentos indesejados... vamos construir essa participação no seu sentido mais democrático e cidadão: qual sociedade queremos? qual escola desejamos? o que podemos fazer para construir a escola que desejamos?
    Vamos pensando nessas questões...
    Abraço e parabens pelo trabalho que vocÊs vêm desenvolvendo!

    ResponderExcluir
  2. Dani,

    vários questionamentos já começaram a surgir, a nossa busca é justamente a procura de respostas que possam intervir no processo educativo... que a família e a própria escola possam contribuir com a formação dos sujeitos, que maravilha seria se ambas efetuasse os seus papéis enquanto responsáveis por dimensões tão importantes e significativas.

    Com o seu apoio e da equipe em geral do PIBID nossa história esta sendo construída.

    ResponderExcluir
  3. Larissa Monique Almeida22 de agosto de 2010 às 16:58

    Concordo com vocês.
    Para nós que estivemos lá foi muito bom perceber que os pais em geral estão mostrando preocupados e interessados em juntamente com a escola participar e desenvolver ações visando a melhoria efetiva de seus filhos. Acredito que esse degrau está sendo avançado e sei que ainda há muito a ser feito... mas o primeiro passo Fabi, como você relatou está sendo dado e o principal: Não estamos depositando "nas costas" dos pais toda a responsabilidade nem tampouco relatando apenas as negatividades de seus filhos... A caminhada está sendo construída visando sempre a melhoria desses alunos... e acreito que iremos melhorar muito a realidade deles e para isso contamos com todos: PIBID, Luiz Viana, bolsistas, pais e alunos. No final, iremos perceber como está sendo fundamental cada curva que está sendo virada com consciência, criticidade e reflexão... para que o caminho se torne mais fácil, prazeroso e modificador de vidas.

    ResponderExcluir