O processo formativo do pedagogo e a escola de educação básica: microrrede ensino-aprendizagem-

quarta-feira, agosto 11, 2010

Visita ao Luiz Viana Filho- Temática Abandono e Evasão


Questionando no Luiz Viana sobre questões relacionadas ao abandono e evasão, foi possível perceber que a comunidade escolar tem muitas dificulddes para obter os dados acerca da quantidade de aluno que evadem ou abandonam a escola. Infelizmente o acompanhamento ainda é tardio ou problemático, uma vez que a quantificação só é feita no final do período letivo. A escola enfatiza a evasão noturna e as dificuldades de superá-la. Entende que a secretaria deveria ser responsável juntamente com a direção das medidas preventivas, auxiliando na contabilidade dos evadidos, uma vez que, é corriqueiramente que se dá o alerta dos desistentes, através de um professor ou aluno. Contudo, medidas internas são tomadas como oferecer carteirinhas aos estudandtes que trabalham, porém a escola em totoalidade não tem se mobilizado para a questão. Assim, uma participação que possibilite melhores resultados nos números de faltas e sucesso do alunado pode ser evidenciada quando a escola juntamente com a família se responsabilizarem e tornando parceiros na tentativa de diminuir os índices de evasão, o rendimento da turma tende a melhorar de forma significativa.

Larissa Almeida e Janilda Lessa

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